Consumo | Por que valorizar empresas com preocupação socioambiental?

O post de hoje é sobre consumo. Mas um consumo mais consciente, que tenha por trás toda uma preocupação socioambiental.

Sociedade do consumo

Nós vivemos numa sociedade de consumo. E isso não é novidade para ninguém.

Mas se você planta sua comida, fabrica suas roupas e faz todos os produtos que utiliza no dia a dia, talvez nem se considere um consumidor. Porém, essa realidade não é da maioria das pessoas hoje. 

Dependemos muito do comércio, seja para adquirir bens para o nosso dia a dia, seja para garantir nosso trabalho e salário. Então levantar a bandeira do Consumo Zero ainda é impossível.

Consumo Sustentável

Mas podemos sim reduzir o impacto do nosso consumo na natureza e na sociedade. É o que chamamos de Consumo Consciente, com Propósito ou Sustentável.



O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente tem até um conceito de Consumo Sustentável que é:

“O fornecimento de serviços e de produtos correlatos, que preencham as necessidades básicas e dêem uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo em que se diminui o uso de recursos naturais e de substâncias tóxicas, assim como as emissões de resíduos e de poluentes durante o ciclo de vida do serviço ou do produto, com a ideia de não se ameaçar as necessidades das gerações futuras”.

E é por isso que você deve valorizar as empresas que possuem uma preocupação socioambiental. Porque elas pesquisam, desenvolvem tecnologias e criam novas formas de resolver um problema do consumidor com a preocupação de colocar no mercado um produto ou serviço que reduza o impacto ambiental e social.

Consumo X Consumismo

Não caia na falsa ilusão de que o consumo sustentável dá passe livre para o consumismo. O melhor produto ecológico é aquele que você já tem!

E como o próprio conceito diz, o consumo sustentável é o produto ou serviço que visa preencher suas necessidades básicas. Mesmo sendo produtos ecológicos, não podem ser artigos de acumulação em casa.

Empresas com preocupação socioambiental

Procure na sua cidade empresas que tenham uma preocupação socioambiental. Pesquise as ações e as matérias-primas que usam.

Se não achar na sua cidade o que procura, veja na internet. Muitas empresas estão surgindo nessa pegada mais sustentável e quanto mais se valorizar, mas opções existirão no mercado.

Vamos dar preferência para os produtos que:

  • Não usam trabalho escravo;
  • Possuem certificações reconhecidas;
  • Tenham menos embalagens descartáveis;
  • Gerem menos impacto na natureza.

Assim você tá preenchendo as suas necessidades e reduzindo o impacto para as próximas gerações.

Hoje eu quis mostrar um pouquinho do porquê de você valorizar as empresas que possuem uma preocupação socioambiental. Em outros vídeos volto com esse tema novamente.

Você conhece alguma empresa com preocupação socioambiental? Deixe aqui nos comentários. Porque assim você já está valorizando ela.

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Priscila Randow

Priscila Randow

Sou uma capixaba-sergipana Bióloga, Mestre e Doutoranda em Sustentabilidade, Personal Organizer e idealizadora do Blog Dica Organizada. Quando percebi que a natureza é perfeita por ser organizada encontrei meu nicho de atuação. Siga-me do Instagram: @dicaorganizada

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *