Autocuidado Consciente | Reinvente ou Libere

Provavelmente você tem alguns produtos para cuidado pessoal que estão sem uso no fundo armário. E este período de isolamento físico pela Covid-19 é uma boa oportunidade para você parar e avaliar os produtos que você costuma usar no seu autocuidado.

Talvez seja a hora de começar a fazer um consumo mais consciente, reinventando ou liberando aquele produto parado que só contribui para um acúmulo de coisas guardadas.

Em uma cultura de consumo exagerado, com novidades pipocando a cada momento no mercado, é muito comum não ter a consciência de esperar um produto acabar ou estar no fim para experimentar outro. É um misto de ansiedade e uma sensação de busca constante. Enfim, como se o próximo produto possa resolver o que o anterior não resolveu completamente. 

Eu já fui uma consumidora nada consciente de cosméticos e, um dia, quando parei um pouco pra pensar, contei 25 xampus no meu banheiro! Entretanto, só usava mesmo dois ou três.

Tanto tempo e dinheiro eu desperdiçava com meu autocuidado. Até que, um dia, percebi que se cuidar de forma mais integral é um conjunto de atitudes conscientes. É, acima de tudo, ter consciência sobre mim mesma, me sentir, me ouvir, me enxergar sem muita autocobrança. E, assim, liberei tantas crenças sobre como me cuidar.



Como resultado, também reinventei ou liberei muitos cosméticos que eu tinha também.

Aline sentada no chão passando creme natural e mantendo seu autocuidado diário
Meu autocuidado é um conjunto de atitudes conscientes.

Como você pode reinventar ou liberar um produto e manter o seu autocuidado? 

A princípio, aqui estão alguns exemplos que eu fiz quando comecei a ter mais consciência sobre meu autocuidado:

♻️Um xampu que não gostava muito virou um sabonete líquido para as mãos. 

♻️Um creme capilar que não deixou meu cabelo macio e brilhoso passou a me servir como uma máscara capilar bem nutritiva quando adicionei um pouco de óleo vegetal de coco. E pode ser qualquer óleo vegetal, até mesmo o azeite de oliva (extravirgem!) da sua cozinha.

bandeja com diversos cosméticos usados
Cremes para reinventar.

E se o produto estiver fora da validade? Nesse caso, melhor descartá-lo. Mas apenas descarte o conteúdo. É possível aproveitar a embalagem vazia de muitos produtos. E, quando for necessário repor os seus cosméticos, opte pela versão refil e reutilize a embalagem antiga.

Porém, lembre-se de manter o rótulo do refil com as informações da data de validade. Eu costumo recortar essas informações, assim como o rótulo do produto e o modo de uso, e fixar na embalagem que estou reaproveitando.

tijela branca com ingredientes naturais para o autocuidado
Reiventando o autocuidado usando produtos naturais – máscara capilar.

Mesmo quem não seja um “defensor do meio ambiente” provavelmente concorda comigo que, pelo menos, o próprio meio pode se tornar mais organizado e mais leve ao liberar o que não está servindo mais ou reinventar o que pode ser experimentado de outra forma.

Estas são também maneiras simbólicas para começar a ter consciência e tomar atitudes semelhantes com determinadas crenças e hábitos.

Já parou pra pensar que alguns hábitos e sensações que você tem estão relacionados a uma crença no consumo? O que realmente você precisa e tem a ver com você?

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Aline Bitencourt

Aline Bitencourt

Sou dentista, profissão que aprimorou meu gosto pelos detalhes e pela harmonia estética. E, quando passei por transformações internas, aliei a estética ao autoconhecimento e comecei a atuar na Estética Integrativa. Siga-me do Instagram: @aline_bitencourt77

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei! Quer emagrecer?
Comece pela geladeira!

Preparei um infográfico com dicas exclusivas de como organizar sua geladeira. Baixe agora. É gratuito!