Descubra o segredo japonês para uma vida organizada

Não é segredo para ninguém que o povo japonês é um dos mais organizados do mundo. Tanto é que o livro “A Mágica da Arrumação” da japonesa Marie Kondo se tornou um ícone quando se trata de organização residencial.

Mas o que fez o japonês ser tão organizado?

Desde os tempos dos samurais existiam regras de conduta que eram praticadas à risca, ou seja, não existia “um jeitinho” de burlá-las. Essa disciplina e coerência fizeram do Japão um país forte e produtivo, mesmo com os escassos recursos naturais e a instabilidade sísmica na região.

Um dos códigos dos samurais era o Bushido ou “Caminho do Guerreiro”. Esse código de conduta era baseado em princípios morais onde o samurai devia seguir no campo de batalha e na sua vida cotidiana.

Os 7 princípios do Bushido japonês:

1. Gi – Justiça e Retidão

 2. Yuu – Coragem e Bravura



 3. Jin – Compaixão e Benevolência

 4. Rei – Respeito, Polidez e Cortesia

 5. Makoto – Honestidade e Sinceridade

 6. Meiyo – Honra e Glória

 7. Chuu – Dever e Lealdade

Esses princípios pouco a pouco foram passados por gerações e incorporados à cultura japonesa que se resume hoje principalmente em disciplina, harmonia e cooperação.

Outro princípio também presente no ideário japonês é o Kaizen, que significa aperfeiçoamento.

melhora contínua japonesa

Essa busca da melhora contínua, do aperfeiçoamento de cada processo ou comportamento fez com que o povo japonês se tornasse muito produtivo, além de perfeccionista.

Hoje o perfeccionismo é visto com ressalva, já que deve haver um equilíbrio entre mente e corpo. Buscar o melhor é sempre bom, mas quando isso não fere outros preceitos importantes da vida.

O Sistema 5S japonês

O Bushido e o Kaisen foram os pressupostos morais para se chegar ao Sistema 5S.

Esse Sistema teve origem após a 2ª Guerra Mundial quando o país estava com suas indústrias arrasadas e com a economia precisando ser recuperar.

O Sistema 5S foi a base para reconstrução do Japão. Isso incluiu cuidar do ambiente, dos equipamentos, dos materiais, dos métodos, das medidas, e, especialmente, das pessoas. É um sistema muito adotado nas empresas japonesas e copiado por várias organizações no mundo. Mas podemos levar seus preceitos para todas as áreas da nossa vida.

Mas o que significa 5S?

Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

O Seiri é o senso de UTILIZAÇÃO. Primeiro avalie tudo o que é relevante para a execução da atividade. Descarte o que for supérfluo.

O Seiton é o senso de ORGANIZAÇÃO. Após descartar tudo o que atrapalhava as suas atividades, é hora de organizar. Dar um lugar específico para cada coisa e deixar tudo na perfeita ordem.

O Seiso é o senso de LIMPEZA. Depois de organizadas as coisas, tudo deve estar limpo. Esse passo é importante para que as outras etapas do sistema tenha sucesso.

O Seiketsu é o senso de PADRONIZAÇÃO. Após incorporar os outros 3S é a vez de evoluir o sistema e criar padrões para que tudo não saia dos eixos. Defina os padrões e os procedimentos para que os outros 3S sejam incorporados na sua rotina.

O Shitsuke é o sendo de DISCIPLINA. É a hora de assumir suas responsabilidades para que todo o Sistema não fracasse. O comprometimento e a disciplina são essenciais nesta fase para manter tudo em perfeita ordem e harmonia.

sistema 5S japonês

Para exemplificar todo esse Sistema, vou mostrar uma tabela comparando o conceito 5S no corpo humano e na nossa casa.

5S na nossa casa e no nosso corpo

comparação casa e corpo no sistema 5S

Tá vendo como o Sistema 5S pode ser incorporado a tudo? E você achando que organização é “modinha”.

Todos os preceitos do Sistema 5S são utilizados pelos Profissionais de Organização. Mas como essa visão do 5S para o universo doméstico é recente, ainda não é todos que entendem a sua importância para uma gestão doméstica eficiente e produtiva.

Mas as empresas de todo o mundo já entenderam isso e se aperfeiçoam cada vez mais para que o 5S promova uma administração sem desperdícios e com produtividade.

Não sabe por onde começar aplicar o Sistema 5S na sua casa? Acompanhe os posts do Blog e procure um Profissional de Organização Certificado, o conhecido “Personal Organizer” que ele vai te ajudar!

Estou à disposição para te ajudar a deixar sua casa mais organizada e sustentável.

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Priscila Randow

Priscila Randow

Sou uma capixaba-sergipana Bióloga, Mestre e Doutoranda em Sustentabilidade, Personal Organizer e idealizadora do Blog Dica Organizada. Quando percebi que a natureza é perfeita por ser organizada encontrei meu nicho de atuação. Siga-me do Instagram: @dicaorganizada

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você se considera uma pessoa produtiva?

Se ficou na dúvida, tenho um infográfico com dicas gratuitas para te tornar mais produtivo!

Quer ter sua casa limpa sem stress?

Clique no botão abaixo e veja as dicas que separei pra você. Um infográfico completo e gratuito!

Ei! Quer emagrecer?
Comece pela geladeira!

Preparei um infográfico com dicas exclusivas de como organizar sua geladeira. Baixe agora. É gratuito!