Organizar a casa | 5 erros mais comuns

Tsu numa sala cheia de bagunça

Quem nunca acordou inspirado numa manhã de sábado e pensou em organizar a casa toda? Então, no fim do dia, você está todo cansado e frustrado pois a bagunça parece ainda maior do que quando começou. Sinto informar: você cometeu alguns erros. Porém, de antemão te acalmo: isso acontece mais do que você imagina.

Nos meus projetos de organização residencial, eu notei que existe um certo padrão nos erros cometidos pelos meus clientes. Assim, resolvi destacar os 5 erros mais comuns para você. São eles:

Erro 1 – organizar tralha

Uma mulher em frente ao armário abarrotado de coisas.
Isso já aconteceu com você?

Já dizia a nossa diva Thais Godinho em seu livro Casa organizada , não organize tralhas! Em primeiro lugar, deixo claro que quando digo tralhas, não me refiro a coisas descartáveis ou de pouco valor, mas sim, a coisas que não tem importância nem serventia para sua casa e para sua vida de hoje.

Em outras palavras, nunca comece decidindo o lugar de cada coisa sem antes fazer uma boa triagem do que fica e sai. E lembre-se, o que ficar precisa ser algo que facilite a sua vida, que faça você se sentir feliz e principalmente, que justifique ocupar o rico espaço da sua casa.

Erro 2 – Comprar organizadores antes de começar a organizar

Caixas organizadoras e gavetas organizadas
Os organizadores ajudam muito, mas podem virar tralhas se não seguir o passo a passo.

Definitivamente, esse é um dos erros mais comuns. A compra dos organizadores deve ser uma das últimas coisas do processo. Primeiro, você precisa:



  • Saber o que você vai organizar
  • A quantidade de coisas que vai organizar
  • O espaço que você tem disponível (se é dentro de um móvel, meça tudo!)
  • O número de organizadores necessários
  • O material do organizador, formato, textura, cor… (é indicado de plástico para áreas úmidas ou de fibras naturais na sala para acompanhar a decoração praiana etc.)

Dessa forma, nunca compre cestos, caixas ou cabides antes de iniciar a organização. Ah, e não se esqueça de que o organizador mais sustentável é o que você já tem em casa!

Erro 3 – Organizar por ambiente e não por categoria

Menina segurando o rosto com as mãos em seu quarto bagunçado
Por onde começar?

Você conhece a Marie Kondo? Em seu livro A mágica da arrumação , ela revolucionou o mundo da organização criando uma metodologia que consiste em manter somente o que traz alegria e em organizar por categorias, isto é, família de coisas. De acordo com seu método, você deve organizar a casa nessa ordem:

  • Roupas (incluem bolsas, sapatos e acessórios)
  • Livros
  • Papéis
  • Komono (pequenos utensílios que incluem objetos de cozinha, banheiro, área de serviço)
  • Memória afetiva

Nessa ordem, pois segundo ela, você vai treinando o desapego até chegar na última categoria! Por exemplo, ao organizar o seu dormitório, comece com uma subcategoria de roupas, como sapatos. Comece a triagem visualizando todos os sapatos inclusive os que estão espalhados no restante da casa. Sabe aqueles de salto que guarda no quarto de hóspedes? Então.

Livros, papéis, a mesma coisa. Eu já fiz vários testes e posso garantir que essa é a melhor forma de não sofrer o efeito rebote, ou seja, a bagunça não volta em seguida. Sem erros, simples assim.

Erro 4 – Tentar fazer tudo de uma vez

Uma pilha de roupas no chão
Comece aos poucos. Não tire tudo do armário de uma vez.

A sua vida não virou uma bagunça de um dia para o outro, certo? Na organização, também não. Comece pequeno, por uma gaveta de meias ou aquela gaveta da bagunça da cozinha. Escolha um item que você consiga dar conta numa manhã. Quando terminar, comece outro e assim, sucessivamente.

Erro 5 – Ser perfeccionista

Material escolar como lápis, tesoura, clipes todos enfileirados e organizados
Bonito é, mas será que funciona?

Ah, eu entendo que agora que está motivado, queira sair colocando tudo em ordem de cor ou dividindo tudo em mini cestos. Calma. Não engesse o seu dia a dia.

A organização é para facilitar a nossa vida, não para complicar. Cada casa tem a sua rotina e a sua necessidade. Acima de tudo, entenda como ajudar a vida fluir dentro dela. O importante é saber onde cada coisa está e porque ela está lá. Foque no essencial!

Gostou das dicas? Agora que sabe quais são os erros que não deve cometer, é arregaçar a manga e começar. A Tsu apoia essa causa!

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Tsukie Takagi

Tsukie Takagi

Sou a Tsu, japa da gema, apaixonada pelo Brasil e pela organização. Atuo como personal organizer pela T2Organiza - desde que joguei o crachá pro alto - e ajudo você a ter uma casa organizada de forma leve e sustentável. Siga-me do Instagram: @t2organiza

Deixe seu comentário

2 respostas

    1. Oi, Tânia! Desculpa o delay. Sim, o 3 pega pra valer e causa o tal efeito rebote… Organiza hoje, e amanhã, tá tudo bagunçado de novo! E o 4 é aquele que faz a bagunça ficar maior ainda! Obrigada por comentar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ter sua casa limpa sem stress?

Clique no botão abaixo e veja as dicas que separei pra você. Um infográfico completo e gratuito!