Cozinha | 5 atitudes para a escolha dos potes perfeitos


Quem já se revoltou na cozinha com aqueles bichinhos indesejados na despensa? Ou já jogou alimentos no lixo por passar da validade? Essas chateações do dia a dia te desanimam ir pra cozinha e cuidar da sua alimentação?

Afinal, todo mundo quer evitar desperdício e ter uma despensa dos sonhos tipo Pinterest. Então por onde começar?

POTES!!!!! Mas agora vem a dúvida, qual é o melhor pote? Essa com certeza é a pergunta campeã nas minhas redes sociais.

A melhor resposta, sem dúvida é Depende! E eu vou te contar porquê.

Em primeiro lugar é importante compreender que quando você decide usar potes na organização da sua cozinha, você deve levar em consideração muito mais que somente o seu efeito decorativo. A principal função dos potes na cozinha é eliminar o excesso de embalagens dos produtos, preservá-los e facilitar a visibilidade de tudo que se tem para evitar desperdícios.



Então para te ajudar na escolha dos potes perfeitos para a sua cozinha, eu trouxe 5 atitudes que te ajudarão a tornar essa escolha mais simples.

Fernanda segurando um pote de vidro.
Porque o pote não é só beleza.

1ª atitude: Escolha consciente dos potes

despensa perfeitamente organizada em tipos e tamanhos variados de potes
Você sonha com uma despensa assim?

Antes de tudo, certifique-se da real necessidade dos novos potes.

Primeiramente, trena, metro ou régua na mão! É importante tirar medida do local onde os potes serão armazenados para adquirir o que realmente se adequa ao seu espaço físico.

Variar os tamanhos facilita o acesso e melhora o orçamento. Lembrando que o mesmo peso dos alimentos nem sempre ocupam o mesmo volume. Por exemplo: 1kg de farináceos exige um pote com capacidade maior do que 1kg de grãos. Dica de ouro!

Além disso, aumente a visibilidade optando por potes transparentes. Dê preferência a potes com formatos quadrados ou retangulares e empilháveis. Com isso, você consegue aproveitar bem a altura das suas prateleiras e otimizar todo o espaço nos armários.

O fechamento hermético é o queridinho de todos, mas lembre-se de testar antes de comprá-lo. A melhor vedação para preservação dos alimentos se dá com fechamento hermético que realmente funciona.

2ª atitude: Escolha sustentável na cozinha

fernanda abrindo a geladeira com lapis e bloco de anotacao.
Você pode criar sua própria padronização de potes

Repensar, Reaproveitar e Reduzir são as palavras de ordem aqui.

REPENSAR o consumo no momento da compra pode ajudar no reaproveitamento de potes sem gerar novos custos.

Que tal passar a comprar suas azeitonas ou geleias nas embalagens de vidro para REAPROVEITAR o pote, REDUZIR o lixo e economizar?

Mas para não criar ansiedade com a organização e nem perder a motivação, você não precisa juntar todos os potes sozinha. Comunique a família, as amigas, as vizinhas e a reciclagem do prédio onde você mora para ajudarem você a juntar os potes reaproveitáveis e ter a despensa dos sonhos. O planeta agradece!

3ª atitude: Escolha saudável para os alimentos

simbolo que representa material sem a substancia toxica bisfenol
Livre de Bisfenol.

Você já parou pra pensar que o material dos seus potes pode beneficiar muito a saúde de toda a sua família? Hoje temos muitas opções no mercado, como vidro, plástico, acrílico e silicone.

Contudo, o vidro lidera a opção mais saudável por não trazer nenhuma toxicidade ao alimento que está armazenado nele. Porém, manter uma cozinha apenas com potes de vidro pode não ser a opção mais segura em uma casa com crianças e idosos, por exemplo. Pois esses materiais ajudam tanto as crianças como os idosos na autonomia e segurança evitando acidentes.

Porém, é importante você saber que o plástico e o acrílico são materiais derivados do petróleo e possuem uma substância tóxica chamada bisfenol[ link externo] que pode ser absorvida pelos alimentos e consequentemente absorvida pelo seu organismo ocasionando alterações hormonais que podem prejudicar a sua saúde.

Mas você não precisa sair correndo pra sua cozinha agora e jogar tudo fora. Dá para manter potes de plástico na cozinha de forma saudável respeitando os símbolos que os certificam ser adequados para alimentos e livres de bisfenol, BPA.

Uma dica importante aqui é reservar os potes de plásticos e acrílicos para alimentos que não precisam ser requentados ou congelados. Porque é nessa variação brusca de temperatura que o bisfenol é liberado.

Outro ponto importante para se avaliar, é quanto à higienização dos potes. Observe se é possível fazer uma limpeza completa de todas as partes do pote como a borracha de vedação, travas para entrada de ar e priorize os potes de boca larga para total acesso ao fundo do pote para evitar qualquer resíduo de alimento.

4ª atitude: Escolha Acessível dos potes

geladeira aberta com alimentos em potes

Essa atitude é para as perfeccionistas de plantão. E eu me incluo nessa. Mas quando compreendi que a decoração não é a principal função dos potes na cozinha, essa escolha se tornou mais fácil e consciente. Afinal, a escolha dos novos potes tem que caber no seu bolso. De que adianta organizar a cozinha e desorganizar as finanças?

Potes novos devem ser adquiridos também no momento certo sem gerar desconforto financeiro. Mas fique tranquila, porque no mercado atual há potes para todos os bolsos e gostos.

E é sempre bom lembrar que menos é mais!

5ª atitude: Escolha Afetiva para a cozinha

copo com chá e flores amarelas
Que tal um chá com afeto?

Isso mesmo! AFETO!

Os novos potes tem que agradar os seus olhos, conectar com você, dar beleza, prazer, harmonia na sua cozinha, manter sua saúde financeira e tornar sua cozinha funcional e organizada. Essa atitude é a cereja do bolo quando você segue todas as atitudes anteriores. Seguindo elas, você verá que os potes podem ser gatilhos para um estilo de vida mais saudável. Eles podem trazer conforto, segurança, autonomia, muita alegria e te manter saudável.

Cozinha organizada é saúde!

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Fernanda Perrella

Fernanda Perrella

Mãe de 3, bacharel em Ciências da Computação por formação e Personal Organizer por paixão. Descobri o afeto como tempero essencial do coração da casa. Cozinha organizada é saúde! Idealizadora do Método Cozinha Afetiva! Siga-me do Instagram: @eu.ferperrella

Deixe seu comentário

24 respostas

  1. Sensacional !!! Eu sempre quis uma cozinha organizada mas me atrapalhava nos potes . Hoje , depois dos ensinamentos com a @ferorganizer a minha cozinha é outra .. sinto ate prazer em estar nela . Portanto , com amor , afeto e aprendizado com esta e celente profissional eu posso dizer que amo minha cozinha !!!

  2. Fernanda, que olhar diferenciado para a cozinha… com.essa leitura ate fiquei com vontade de organizar minha cozinha, meus potes…
    E é isso, afetividade na cozinha… muito certa essa visão!
    Gostei muito… ja ansiosa para ler o próximo post!
    Parabéns pelo conteúdo.

  3. Realmente precisamos muito de praticidade, beleza, economia, autonomia e muito afeto não na cozinha, mas especialmente nela. Adorei as dicas! Já implantei aqui em casa e de fato, até o humor muda, quando olhamos tudo organizado e em harmonia. Dicas que valem ouro!!!

  4. Fernanda, você tem um jeitinho único para nos mostrar como organizar o coração da casa. Parabéns por mais esse projeto e por me fazer querer ser um Personal Organizer com ênfase em cozinha. Sucesso tenho certeza que já é. Felicidade!

  5. Pra quem adora dicas e organização fez a escolha certa, e é só colocar em prática e você terá prazerosas vivências e muito afeto na sua cozinha.

  6. Querida Fer
    Adoro seu jeito de escrever, claro e objetivo. Suas sugestões são sempre práticas e pontuais. Fico feliz de vê-la animada, pois tenho certeza de que vem muita coisa legal por aí.
    Desejo-lhe sucesso na sua jornada.
    Com afeto,
    Eliana

  7. Querida Fer,
    Adoro seu jeito de escrever, com clareza e objetivo. Suas dicas são ótimas e gostei de recordá-las (algumas já foram copiadas por mim).
    Fico feliz por você, pois tenho certeza de que vem muita coisa boa por aí.
    Com carinho,
    Eliana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ter sua casa limpa sem stress?

Clique no botão abaixo e veja as dicas que separei pra você. Um infográfico completo e gratuito!