Rotina de limpeza | 3 PASSOS para criar uma

Desde o ano passado muitas pessoas pelas redes sociais me perguntam e me pedem para dar uma luz sobre a rotina de limpeza. Como criar, a frequência de limpeza de cada ambiente, quais produtos usar.

E pensando nesses apelos, hoje eu vou mostrar como fazer uma rotina de limpeza para a sua casa em 3 passos.

Todo mundo sabe que manter uma casa limpa demanda muito tempo. Portanto, ninguém precisa ser Phd para limpar a casa, mas precisa pelo menos ter uma noção de frequência de tarefas. Por isso que a organização deve estar presente até na limpeza. E eu recomendo muito que todos façam uma tabela de rotina de limpeza.

Não é nada de outro mundo fazer. E eu vou aqui te ajudar a montar uma em 3 PASSOS.

Primeiro passo – Fazer o diagnóstico da limpeza na sua casa

Pegue uma folha e uma caneta e saia passeando pela sua casa. Anote tudo de cada ambiente – Móveis, objetos, paredes, chão, ar condicionado, ventilador, cortina, janela, esquadria, roupa para lavar, roupa para passar, etc… etc…



Ao lado de cada item você coloca a frequência de limpeza que é feita atualmente ou a frequência de limpeza que você deseja. Se você não tem ideia de qual frequência de limpeza colocar não se desespere!

Veja o meu artigo do Blog onde vai ter uma tabela de sugestão de frequência que foi extraído do meu livro. E se você não conhece meu livro, indico muito você ler.

Você vai colocar também no diagnóstico, o produto de limpeza que é utilizado para cada item que você citou. Exemplo: JANELAS – limpeza de 15 em 15 dias – limpa-vidros.

Segundo passo – Criar as rotinas

Pode ser no computador usando o programa Word ou Excel. Pode ser numa folha A4 ou cartolina. Veja o que você prefere e o que fica mais fácil e prático para você. Eu costumo fazer no Word.

Você vai fazer uma tabela que tenha 7 colunas e representarão a rotina de limpeza da semana: de segunda a domingo. Caso não ache necessário colocar o domingo, dia sagrado do descanso, não tem problema, é só você tirar.

Com os espaços na tabela criados, você agora vai distribuir as tarefas visualizadas no seu diagnóstico que são para serem realizadas semanalmente.

Exemplo de rotina de limpeza na minha casa

No diagnóstico, eu coloquei que na minha casa lava roupa 2x na semana e passa roupa 1 x na semana. Na minha rotina semanal vou colocar segunda e quarta para lavar roupa e sexta para passar roupa.

A quantidade de tarefas por dia vai depender de quem vai fazer, de quanto tempo tem disponível.

Aqui na minha casa mesmo as tarefas são distribuídas em 2 dias da semana, que é quando minha diarista está aqui.

A rotina de limpeza tem que ser bem personalizada para a sua realidade, portanto não tenho como te dizer para seguir um modelo pronto. Te dou só as ferramentas para você construir a sua.

Eu gosto muito de colocar na rotina a tarefa a ser feita junto com o produto a ser utilizado. Isso ajuda muito para quem tem mais de uma pessoa fazendo a limpeza, e ajuda na hora de fazer compras porque sabe o que precisa comprar. Eu gosto de deixar todas as informações visíveis para não perder tempo e ser mais prático.

Depois de criar a rotina semanal, você vai criar a rotina quinzenal, mensal, trimestral, semestral e anual nos mesmos moldes. Veja no seu diagnóstico a frequência de tarefas que você escreveu.

Você pode estar se perguntando: E tem tarefa semestral e anual?

Tem sim. O que você pode colocar nessas tarefas? A troca do filtro de água, a lavagem de cortinas e tapetes, a limpeza de calhas, a poda de árvores, a limpeza da caixa d’água, etc.

Mesmo que não seja você que faça, coloque este lembrete. Se tiver já a empresa que faz, coloque o nome e o telefone na tabela. Quanto mais prático, melhor!

Veja os exemplos de rotinas que já fiz para as minhas clientes.

Primeiro exemplo de Rotina de Limpeza – Rotina simplificada

rotina de limpeza simplificada

Segundo exemplo de Rotina de Limpeza – Rotina com os turnos detalhados

rotina de limpeza detalhada

Terceiro exemplo de Rotina de Limpeza – Rotina com tarefas programadas

tarefas programadas de limpeza

Depois de tudo pronto, vamos para o próximo passo.

Terceiro passo – Plastificar a rotina de limpeza.

Eu sempre plastifico a rotina porque se molhar já era. E a plastificação possibilita que você risque na rotina e depois apague. Você pode fazer um X quando a tarefa for feita, pode colocar a data também que foi feito.

Eu indico que você deixe as rotinas plastificadas em um local bem visível. Aqui em casa deixo na área de serviço.

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Priscila Randow

Priscila Randow

Sou uma capixaba-sergipana Bióloga, Mestre e Doutoranda em Sustentabilidade, Personal Organizer e idealizadora do Blog Dica Organizada. Quando percebi que a natureza é perfeita por ser organizada encontrei meu nicho de atuação. Siga-me do Instagram: @dicaorganizada

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