Produtos de limpeza | Por que trocar por soluções ecológicas?

O post de hoje é sobre limpeza ecológica. E por isso te pergunto: Porque você deve trocar os produtos de limpeza por soluções mais ecológicas?

Você conhece a composição química dos produtos de limpeza que usa?

Todo mundo usa produtos de limpeza em casa, seja um sabão, um detergente, um multiuso, um desinfetante. Você já parou para analisar a composição destes produtos? Já posso te dizer que tem muita química! Ficamos zonzos só em ler o tanto de palavras complicadas.

Os produtos de limpeza que costumamos comprar no supermercado por mais que pareçam mágicos, trazem consigo diversos perigos à natureza e também à nós mesmos.

O perigo dos produtos de limpeza para a saúde

Segundo uma notícia do portal R7 de 15 de dezembro de 2019, os produtos de limpeza são a segunda maior causa de intoxicação em ambientes domésticos, perdendo apenas para os remédios. 

E quanto mais forte promete ser esse produto, mais tóxico e perigosos ele se torna. E por isso optar por soluções mais ecológicas na limpeza da casa garantem um menor risco de acidentes.



Claro que devemos ter cuidado com as famosas misturinhas. Por mais que pareçam inofensivas, algumas podem trazer perigos, principalmente aquelas que são feitas com água sanitária e cloro.

recipiente de água sanitária alertando o perigo de misturar com outros produtos para criar soluções ecológicas
Crédito: Guimarães produtos de limpeza.

E para não precisar sempre recorrer a produtos de limpezas milagrosos tóxicos vai a minha dica: tenha uma rotina de limpeza. Assim a sujeira não acumula e você consegue limpar a causa sem perigo. Fique ligadinho aqui no canal que em breve vão ter vídeos sobre rotina de limpeza.

Porque usar soluções ecológicas diminuem o impacto na natureza?

E na natureza? Quais os impactos dos produtos de limpeza? Bom, devemos sempre lembrar que boa parte dos produtos que usamos escorre para o ralo. E não temos muito controle depois para onde ele vai.

Se sua região tiver uma coleta e tratamento de esgoto adequados, podemos até ficar com menos culpa na consciência. Porém essa não é a realidade de muitas regiões.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, somente 53% do esgoto é coletado no Brasil, sendo as regiões Norte e Nordeste as mais afetadas. E em relação ao tratamento do esgoto, somente 38% é tratado. O restante é devolvido à natureza sem nenhum tratamento.

Ou seja, seu esgoto tem muitas chances de estar contaminando a natureza. E quanto mais produtos tóxicos você usa, mais perigoso é o seu esgoto. E por isso se você trocar seus produtos de limpeza por soluções mais ecológicas, você estará contribuindo com menos poluição na natureza.

Hoje eu quis trazer argumentos importantes para te convencer a trocar seus produtos de limpeza tóxicos por soluções mais ecológicas que contribuem para a saúde da sua família e para a saúde da natureza. Espero que estas informações tenham sido importantes para você. 

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Priscila Randow

Priscila Randow

Sou uma capixaba-sergipana Bióloga, Mestre e Doutoranda em Sustentabilidade, Personal Organizer e idealizadora do Blog Dica Organizada. Quando percebi que a natureza é perfeita por ser organizada encontrei meu nicho de atuação. Siga-me do Instagram: @dicaorganizada

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *