Cosméticos Naturais | Modismo ou Mudança?

Os cosméticos naturais, também chamados de sustentáveis, orgânicos ou ainda de “beleza verde”, são feitos com ingredientes naturais e livres de substâncias sintéticas. São benéficos, tanto para quem usa quanto para o meio ambiente. Sua matéria-prima tem apenas o que o corpo e o planeta conseguem absorver de forma segura. Eles estão em alta, todo mundo sabe. Mas será que são só uma tendência ou ajudam na mudança de comportamento e hábitos?

Cosméticos naturais com óleos vegetais, óleos essenciais, plantas medicinais.
Os cosméticos naturais têm, basicamente, extratos de plantas medicinais, óleos vegetais, óleos essenciais.

Os cosméticos naturais já são tema de revistas de moda, beleza e comportamento e de influenciadores digitais. Isto é um forte sinal de que esses produtos naturais estão tendo sua importância no mercado e na escolha dos consumidores. E, segundo alguns estudos, cada vez mais pessoas estão optando por usar cosméticos naturais. Assim, essa adesão chegará a um número considerável no Brasil até 2023.

Os cosméticos, em geral, fazem parte da rotina de milhares de pessoas diariamente. Hoje em dia, o Brasil encontra-se na quarta posição no ranking mundial de maiores consumidores de produtos de beleza e higiene no mundo. Fica apenas atrás dos Estados Unidos, China e Japão, respectivamente, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC, 2018).

O autocuidado com cosméticos naturais é apenas um modismo?

Não é de agora que os produtos naturais são usados para cuidar do corpo. Há vestígios de que os primeiros povos a fazerem uso de cosméticos naturais tenham sido os egípcios. A utilização do mel e do leite de cabra, por exemplo, era comum entre as mulheres da época. O emprego de gorduras vegetais e animais para produzir cremes eram práticas comuns. Também alguns produtos naturais eram considerados milagrosos.

Egito antigo com as práticas de autocuidado naturais.
Os antigos egípcios nos deixaram a herança do uso de cosméticos naturais.

Atualmente, a produção e o consumo de cosméticos naturais surgem de um movimento de pequenos produtores e de consumidores motivados pelo desejo de ter maior responsabilidade pelo meio ambiente e, especialmente, pela busca de um estilo de vida mais saudável. Nesse sentido, o objetivo também é divulgar e experimentar um ritual de beleza e autocuidado mais natural e mais simples.



Usar um cosmético natural é mais do que a escolha pelo natural

Os cosméticos naturais podem ser também ferramentas de desenvolvimento pessoal. Ou seja, ao escolher usar um produto natural, as pessoas tendem a se tornar menos dependentes do consumo exagerado, que geralmente é incentivado pela indústria convencional. Por isso, escolher um cosmético natural é uma forma de expressão do Consumo Responsável.

Os cosméticos naturais são armazenados em recipientes que podem ser reutilizados e reciclados. Dessa forma, incentivam um menor descarte de embalagens. E, ainda, não precisam ser utilizados em grandes quantidades. Pequenas porções de um produto natural já equilibram e embelezam pele e cabelos. Isso vai de encontro à lógica do incentivo do uso de produtos em quantidades maiores e por mais vezes. E, assim, a recompra dos produtos naturais se torna menos frequente.

Além do mais, o uso de um cosmético natural pode ajudar as pessoas a despertar a criatividade e a sensibilidade. Isso acontece quando elas experimentam as cores, os cheiros e as texturas que fazem parte dos seus ingredientes. Aplicar um produto natural na pele e/ou nos cabelos é também confiar na sabedoria da natureza e do próprio corpo. Portanto, muito mais do que uma escolha natural, é a permissão para uma experiência emocional e com vários sentidos e sensações; não apenas relacionada à aparência do corpo.

Você já se permitiu experimentar algum cosmético natural?

Produção de cosméticos naturais com o cuidado de levar benefícios ao corpo e às emoções e sensações.
Na produção de cosméticos naturais, há todo um cuidado com o corpo, as emoções e as sensações.

A escolha por usar um cosmético natural tem muitos significados, por isso é mais do que seguir uma tendência atual. Quem se preocupa com a saúde, com os impactos que um produto pode causar no meio ambiente e apoia uma forma de produção mais justa, certamente já experimentou um cosmético natural. E, se ainda não teve a oportunidade de usar, muito provavelmente experimentará.

Ao trazer consciência não apenas sobre “o que consumir”, mas “por que consumir”, os cosméticos naturais despertam nas pessoas um processo de mudança de comportamento e de hábitos. E, como reflexo, convidam a um novo olhar em relação a si mesmas e uma nova maneira de se relacionar com os outros e com o planeta.

Gostou da dica? Então compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar o seu comentário :)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Aline Bitencourt

Aline Bitencourt

Sou dentista, profissão que aprimorou meu gosto pelos detalhes e pela harmonia estética. E, quando passei por transformações internas, aliei a estética ao autoconhecimento e comecei a atuar na Estética Integrativa. Siga-me do Instagram: @aline_bitencourt77

Deixe seu comentário

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei! Quer emagrecer?
Comece pela geladeira!

Preparei um infográfico com dicas exclusivas de como organizar sua geladeira. Baixe agora. É gratuito!